segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Leitura terminada

Antes de mais aproveito já para agradecer os comentários acerca do post anterior. Gostei muito de todos eles, obrigada a todas voçês. É tão giro receber este tipo de carinho de pessoas que nem sequer conhecemos, faz-nos sentir tão bem.    =)

Bem o que me levou a fazer este post, como já devem calcular, eu terminei hoje o livro que andava a lêr da Sveva Casati Modignani, "Baunilha e Chocolate". De uma forma geral eu gostei do livro, e recomendo a que o leiam. Dá-nos o ponto de vista sobre os casamentos nos quais houve traição e somos confrontados com reacções bem diferentes, bem como os seus desfechos.

Durante o livro chamei imensas vezes de Burra à personagem principal Penelope (Pepe) e certas partes da história intrigavam-me. Gostei particularmente de um pequeno trecho que me deixou a pensar bastante.
 
“Apagou a luz e escondeu a cabeça na almofada, interrogou-se o que seria a fidelidade. Se tivesse renunciado a Mortimer, poder-se-ia considerar uma mulher fiel? Fiel a quem? A quê? A si própria ou ao juramento pronunciado ao casar-se com Andrea? Era justo viver na infelicidade para ser fiel a um juramento?”  (Isto seria Pepe a pensar para si mesma)

Pepe é casada com Andrea, um marido infiel desde sempre, ou seja, traiu-a pela primeira vez quando ainda estavam casados à poucos meses e desde então nunca mais parou. Ela conheceu Mortimer num dos poucos dias em que não se preocupou com a casa, o marido e os filhos. Mortimer era o oposto de Andrea. O perfeito cavalheiro, gentil, amável e o perfeito amante, já que era loucamente apaixonado por ela. Apesar de Pepe amar Andrea e deste ser o pai dos seus filhos, embora um pai constantemente ausente, ao ponto de não saber que o filho mais novo sofre de asma, ela ama incondicionalmente Mortimer. Viveu uma avassaladora paixão com Mortimer durante quase 2 anos. No entanto contratempos foram surgindo, como uma gravidez em que o pai era o marido, o facto de Mortimer querer constituir família com ela e dizer-lhe que o divórcio não era assim tão mau. 

Muito se sucede, e quando esta se decide, ao fim de 7 anos, a dizer a Mortimer que não espere mais por ele, vai encontrá-lo com um cancro já em fase terminal. Envolvem-se uma última vez, e foi a última vez que se viram já que este desapareceu e faleceu passados uns tempos. Pepe apercebeu-se antes de ter ido ter com Mortimer que era com o marido que queria ficar. Apesar de tudo o que Andrea lhe fizera o seu amor a toda a família falou mais alto. Com a fugida de Pepe de casa,  Andrea (o marido) voltou a ser o homem que um dia fora.

Apesar de ter ficado desiludida com a história a meio do livro, porque desejei que Pepe ficasse com o seu mais recente amor, confesso que o desfecho do livro foi muito bonito. E a história toca no coração de qualquer um de nós. Fiquei fã da escritora Sveva. O próximo livro será também dela, "A Siciliana".

Lau*

4 comentários:

Shinobu disse...

conseguirias-me dizer a ligação do titulo com a historia em si? deixou-me curiosa!

Lau* disse...

# Daniela Pereira

Claro que posso...Pepe e Andrea discutiam bastante por causa dos defeitos que ele tinha...não ajudava nada em casa, era um pai e um marido ausente. E sempre que Penelope o confrontava ele tornava-se agressivo...não lhe batia mas partia o que lhe viesse à mão. Quando se arrependia trazia-lhe um ramo de flores e um gelado de Baunilha e Chocolate, para lhe pedir uma vez mais o seu perdão...

Terapia à minha moda disse...

antes de mais obrigada como resposta ao teu post. Bom, relativamente a este livro, até fiquei curiosa mas estou mesmo colada no livro que estou a ler!! é uma leitura incrivel! eu gosto muito e aconselho!!
:)

Bjocas Para ti!!!

Su disse...

ultimamente não tenho lido nada... com pena minha.. já tenho saudades! As tuas palavras deixaram-me muito curiosa sobre este livro!
Beijos