sábado, 9 de outubro de 2010

Dia Mundial dos Correios

Assinala-se hoje, 09 de Outubro, o Dia Mundial dos Correios, data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU), uma instituição das Nações Unidas, entidade que congrega correios de 191 países, e da assinatura do Tratado de Berna, em 1874.
 
Criada em Berna, na Suíça, a UPU tem como missão integrar mundialmente os serviços postais e facilitar a comunicação entre os países associados, sem interferir nas políticas de cada Estado-membro.
 
A data é actualmente comemorada por vários países do Mundo porque os Correios continuam a ter um papel muito importante na história das Comunicações. Os Correios sempre se actualizaram ao longo dos tempos e foram tornando-se cada vez mais competitivos.

Os pioneiros da comunicação postal foram os chineses, mas os primeiros despachos por via aérea talvez tenham sido feitos pelos cretenses e fenícios, usando pombos e andorinhas. O receio de que a correspondência fosse violada levou as pessoas a procurarem métodos secretos de comunicação.

Felizmente, actualmente existem vários métodos de comunicação e todos eles bastantes rápidos e eficientes. Temos desde a simples carta do correio às próprias redes sociais, não esquecendo ainda as sms. Já viram como temos sorte de viver num era em que a comunicação é super rápida. Não me imagino a viver no tempo da monarquia e ter de escrever cartas para comunicar com alguém e ter de esperar dias pelas respostas. O que vos parece?

1 comentário:

Lu Kerr disse...

Olá,passo por cá para deixar um beijinho e convida la para um desafio la do blog,pode ser??Beijinho grande*
Bom fim de semana:)