quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Festa das Fogaçeiras

Hoje é dia de feriadinho municipal aqui em Santa Maria da Feira, e como não podia deixar de ser, a habitual confusão no centro do concelho. Não me importo nada de ficar em casa a estudar para evitar tal montão de gente. 

A Festa das Fogaceiras, realiza-se em Santa Maria da Feira em cumprimento de um voto feito a S. Sebastião, no séc. XVII, por ocasião de uma epidemia. Nesta romaria, que atrai multidões de forasteiros, são vendidas as fogaças, um pão doce de trigo que constitui a marca etnográfica da cidade. O cortejo sai pela manhã dos Paços do Concelho para a Igreja Matriz, fazendo parte dele dezenas de crianças, vestidas de branco com uma faixa à cintura, que levam à cabeça uma fogaça enfeitada. O cortejo é fechado por três raparigas que transportam à cabeça uma miniatura do Castelo. Na Igreja realiza-se uma missa solene, com a benção das fogaças e, à tarde, realiza-se a procissão que percorre o centro da cidade com os andores de S. Sebastião e de Nossa Senhora. 
Este ano são precisamente 270 meninas que irão fazer o desfile pelas ruas da Feira, mas lembro-me que quando esta tradição completou 500 anos, a Câmara fez questão de juntar o mesmo número de crianças coincidente com o número de anos da celebração.

Como não podia deixar de ser já tenho a minha fogaça cá em casa, ui buscá-la à 10 minutos, ainda vinha muito quentina. Acreditem que com manteiga é muito bom, muito bom mesmo. Já alguma vez experimentaram? Conhecem a festa? (Quer dizer provavelmente já ouviram falar nela pelo menos nos meios de comunicação). Já participaram nela?

Lau*

2 comentários:

Myself disse...

A fogaça já comi e é deliciosa, mas á festa nunca fui, nem quero, nunca gostei de festas populares!!
Bjinhos

Turista disse...

Lau, nunca comi uma fogaça, mas fiquei com vontade pela tua descrição ;)