sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O café e a asma...

Apesar de hoje ter sido dia livre tive de madrugar para tratar de umas coisinhas e ao vêr as notícias da manhã enquanto tomava o pequeno-almoço o assunto foi: o café faz ou não bem aos asmáticos?

Achei um tema curioso e interessante. Ao que parece o que começou a intrigar os cientistas foi a estrutura química do café, que os levou a concluir que puderia ser benefica para as pessoas que sofrem de asma. Ao que tudo indica o café tem uma substancia, a teofilina, que liberta as vias respiratórias. No entanto este efeito é temporário e claro que o médico entrevistado para o assunto recomendou apenas um a dois cafés, e claro está as crianças estavam fora deste público-alvo.

Escusado seria dizer que independentemente de tudo, isto não vem substituir qualquer medicação que as pessoas andem a fazer, mas achei piada o facto de o senhor mencionar isso uma série de vezes. Outro facto que ele referiu várias vezes foi que esta ajuda que o café lhes pode proporcionar também pode jogar contra eles caso estejam com dificuldades derivadas do problema. Caso estejam com batimento cardiaco acelerado o café só irá piorar a situação.

Fica aqui uma dica aos asmáticos, se estiverem em plena forma, de plena saúde a toma de 2 cafés diários poderá ajudar um pouquinho mais.

Bom fim-de-semana para todos.

Lau*

Sem comentários: