segunda-feira, 19 de julho de 2010

Toda a corte tem...

O seu Bobo...

O Bobo foi uma personagem dinâmica nas cortes europeias medievais. Este é representado no baralho de cartas como o Joker, ou seja, aquele que pode alterar o jogo radicalmente.

Contava histórias impróprias e subjectivas da humanidade, com uma sabedoria psicológica através de risos. Nas peças de Shakespeare, o bobo aparece com frequência. O bobo shakespeariano é uma figura aparentemente ingénua e inconsequente, porém de língua afiada, que serve para insultar e fazer comentários ásperos e irónicos sobre as atitudes e posturas das demais personagens.

O bobo da corte era mestre em gozar com a nobreza, os autênticos bufões, com uma vida cheia de extravagâncias, multiplicidades psicológicas, crueldades e conflitos.
  
O preceito básico do bobo da corte era: "Estar no mundo, mas não lhe pertencer", este era livre da cobiça, do orgulho intelectual, da cega obediência aos costumes ou da admiração às pessoas de posição mais elevada.

Espero que tenham gostado. E gostaria de deixar aqui um desafio: digam qual ou quais os actuais Bobos da Corte que temos?

Continuação de um bom dia a todos. 

"Enjoy your life...to the extreme".

Lau*

 

Sem comentários: